IBAPE

IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias

O IBAPE é um Instituto Nacional com forte viés técnico científico, que foi fundado em 1957, sendo também uma Unidade Federativa de abrangência Nacional.

Filiados à essa Unidade, existem outros Institutos Estaduais que atuam no âmbito de suas respectivas regiões, mas por coligação, seguem a mesma visão e diretriz do Instituto Nacional.

A atuação do IBAPE não se restringe apenas ao território nacional brasileiro, pois o Instituto possui filiação à UPAV – União Pan-americana de Associações de Avaliação e também à IVSC – International Valuation Standards Council.

Através de parcerias importantes como essas, participa de forma ativa de iniciativas globais que visam a excelência dos trabalhos relacionados à avaliação e perícias de engenharia no mundo todo.

Os profissionais que estão afiliados ao Instituto, são registrados nos conselhos respectivos de suas classes, e suas atuações possuem um cunho técnico científico avançado, são eles:

  • Engenheiros de diferentes modalidades;
  • Agrônomos;
  • Arquitetos

Eles podem ser membros ou não de empresas que realizam avaliações urbanas e/ou rurais, contudo, também podem atuar de forma autônoma, desde que as atividades exercidas estejam relacionadas aos seguintes trabalhos:

  • Perícias Judiciais;
  • Perícias extrajudiciais;
  • Perícias Ambientais;
  • Avaliações de imóveis;

Além disso, as técnicas podem ser em grande parte permeadas pela ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, responsável por toda normatização técnica em nosso país.

Estar em conformidade com as exigências da ABNT é uma diretrizes que buscamos a fim de que haja uma padronização eficaz na execução dos trabalhos.

Através de iniciativas educativas, o IBAPE MS promove maior conhecimento e desenvolvimento dos profissionais que lidam com avaliações e perícias de engenharia, e cria um ambiente propício para a disseminação deste conteúdo através de:

  • Congressos;
  • Seminários;
  • Palestras;
  • Simpósios;
  • Cursos;
  • Conferências;
  • Reuniões.

Nestes encontros, é difundido os avanços e os novos processos e procedimentos, quando há, e existe sempre o incentivo á troca de ideias e experiências entre os profissionais participantes.

Os conteúdos são avaliados e revisados sempre, para que além de atualizados estejam em pleno alinhamento com as condutas éticas que regem as profissões de Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros.

Como membro ativo da diretoria da IBAPE MS, temos a preocupação constante de manter as ações e atividades sempre dentro de rigorosas normas de conduta, que balizam também as orientações que são repassadas aos afiliados.

Dentro dos objetivos, está o foco em ser uma entidade que representa de forma positiva todos os profissionais da área, a fim de dar visibilidade às atividades e assegurar a qualificação dos membros.

Sendo uma Entidade que não busca fins lucrativos, nos interessa fornecer assistência qualificada para que os profissionais atuem de forma justa e correta frente as atividades relacionadas à avaliações e perícias de qualquer natureza, dentro da esfera que cada profissional atua.

Com uma estrutura enxuta, porém eficiente. O IBAPE MS tem sido reconhecido por sua contribuição sem igual aos afiliados e a sociedade como um todo.

Clientes podem sentir-se mais seguros quando um profissional afirma ser afiliado do IBAPE, pois saberá que este possui capacitação técnica em constante evolução.

 

ibape

Daniel Aleixo 

Eng. Agrônomo

Membro Titular do IBAPE/MS – CREA/MS 12.577/D